sábado, 24 de abril de 2021

Aprender um idioma é como aprender a tocar piano

 

Aprender um idioma é como aprender a tocar piano.

Por Maria de Fátima


( Cena do piano do filme "Big" com Tom Hanks)

                                 https://www.youtube.com/watch?v=CF7-rz9nIn4

Aprender um idioma é como aprender a tocar piano. Quanto mais se pratica, melhor fica.

Lembro-me de um slogan de uma conceituada escola de São Paulo que dizia “ Aprender inglês aqui é como andar de bicicleta. Você jamais esquece”.

Este slogan causava um grande impacto positivo nos alunos. É fato que os alunos daquela escola tinham os melhores resultados, mas acredito que era um instituto que além de usar abordagens educacionais extremamente significativas atraía alunos que gostavam do idioma , tinham habilidade e tempo para estudar.

Era como se fosse uma escola de artes captando alunos que gostassem e tivessem habilidade para desenvolver dons artísticos.

No entanto, como professora de inglês para adultos, vejo alunos que procuram o estudo do idioma para conseguir uma melhor oportunidade no trabalho, viagens ou se comunicar com falantes nativos.

Muitas vezes, o aluno adulto tem interesse por uma motivação externa, mas não aprecia muito o inglês e não “tem tempo” para praticá-lo.

Por falta de prática, os resultados obtidos são baixos, e o aluno acaba ficando desmotivado em notar que participa de aulas há séculos, mas não consegue a fluência desejada.

Vejo que é possível envolver o aluno pela prática constante através de filmes, trailers de filmes, blogs, e-books, canções, entrevistas, blogs, exercícios de gramática online que podem ser vistos dentro e fora da sala de aula.

Quando o aluno aprende a gostar do inglês, por exemplo, fica mais fácil o envolvimento e ele começa a praticar cada vez mais!

É importante dizer ao aluno que aprender um idioma é como tocar piano, que pode ser uma prática prazerosa e para atingir a fluência é preciso exercitar-se de forma constante e cabe ao professor ou escola utilizar estratégias para que isso aconteça.

Além disso, estudar inglês é um processo sem fim. Não importa se o aluno estudou 5 ou 7 anos. Ele precisará praticar sempre com o professor, ou se não quiser ter mais aulas, procurar recursos como a internet, vídeos, livros, etc para não deixar “a melodia fora do tom”. O aluno pode encarar isso como uma atividade prazerosa e por conta disso irá procurar desenvolvê-la cada vez mais.

Portanto, não concordo com o slogan “Aprender inglês é como andar de bicicleta. Você jamais esquece” e muito menos com o que oferecem certas escolas que dizem “Aprenda inglês em oito meses.”

Acredito sim na capacidade dos professores e alunos em dialogar para encontrar formas de ensino mais significativas e envolventes.

O aluno que aprende a gostar do que está estudando aprende a estudar.

Aprender um idioma é como aprender a tocar piano.

 

Um grande abraço,

 

Maria de Fátima Pereira de Almeida

Professora de inglês e consultora pedagógica

www.inglescomprazer.com.br

www.estudaringlescomprazer.blogspot.com.br

www.idiomascomarte.blogspot.com.br

whatsapp (0XX11) 93031 6063

 

2 comentários:

  1. Concordo,eu particularmente me sinto mais atraída por estragegias diferentes e motivadoras para o aprendizado da língua.Por ser da terceira idade,meu foco é entender a lingua para poder me comunicar em viagens ou entender comandos do dia a dia.Filmes,textos e músicas em Inglês são mesmo ótimas maneiras de eu atingir meus objetivos.Parabéns professora.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos preciosos comentários!! Sua participação foi muito importante!!!

    ResponderExcluir