sábado, 8 de maio de 2021

Em quanto tempo consigo falar inglês?

 



Em quanto tempo consigo falar inglês?

 

Esta é uma pergunta muito comum e natural  feita por interessados em aprender inglês.

Como a exigência do mercado de trabalho em relação ao idioma é grande, o aluno gostaria que seus resultados fossem obtidos o mais rápido possível.

No entanto, para se aprender o inglês é preciso  muita prática e tempo. Somente o conteúdo que é dado em sala de aula não é o suficiente para o aluno adquirir fluência.

É preciso dedicação constante para estudar.

E essa prática pode se dar de forma prazerosa, pelos vários recursos que temos atualmente, como vídeos, filmes, blogs e exercícios online.

No entanto, é preciso ter orientação para que o aluno não se perca pela quantidade enorme de informação que é bombardeada diariamente.

Costumo ajudar meus alunos com estratégias de entendimento e produção do idioma para que a prática fora da sala de aula se torne mais tranquila e eficiente.

Ao assistir ao trailer de um filme, por exemplo, é preciso saber escutar. Muitas pessoas dizem não entender nada de um trailer de filme, por exemplo. Isso acontece por estarem se concentrando nas palavras que não conhecem o significado.

Digo aos alunos para se concentrarem nas palavras que conseguem reconhecer, anotá-las e verificarem o contexto geral do trailer.

É como se estivessem andando num local escuro e que algumas luzes se acendessem. Estas luzes vão direcionar o caminho.

Da mesma forma, as palavras reconhecidas num áudio em inglês irão ajudar o aluno a fazerem sentido do contexto em geral.

Ao lerem um texto em inglês, podem usar a mesma estratégia.

Concentrando-se nas palavras que conseguem identificar para entender o contexto geral, e deixar as desconhecidas para um estudo de vocabulário posterior é uma boa maneira de deixar a leitura fluente.

Ao falar ou escrever no idioma, aconselho o aluno a usar vocabulário e estruturas conhecidas. Mesmo que as ideias venham em português, estimulo os alunos a escolherem palavras e frases que já tenham o domínio em inglês, mesmo que para isso seja preciso simplificar a estrutura da frase.

Estas estratégias ajudam muito a otimizar o tempo do aluno. 

·       

Um grande abraço,

 

Maria de Fátima

Professora de inglês e consultora pedagógica

Whatsapp (011) 997789628

 

 

 

2 comentários:

  1. Ótimas orientações.Nós enquanto eestudantes , muitas vezes ficamos ansiosos pelos redultados rápidos mas como bem destacou nao trazem o real conhecimento e aprendizado da lingua. Seu método e estratégias a meu ver .permitem a longo praz um estudo real da lingua.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos excelentes comentários!!! É praticando que se aprende!!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir