Artigo:
“Aulas de inglês online: Desafio necessário?”
Por Maria de Fátima
Após
praticamente um ano de pandemia, você tem se adaptado bem às aulas online?
Como tem
sido esta experiência para você?
Sei que as
aulas online têm sido motivo de cansaço e aborrecimento para muitos
professores. Acostumados com aulas presenciais e usando recursos disponíveis em
sala de aula, ficou difícil para muitos educadores aceitarem esta transição.
Como tenho
trabalhado com aulas de inglês online desde 2013, não foi tão duro assim
ministrar cursos desta forma.
Pelo
contrário, aprimorei-me cada vez mais no preparo das aulas e pude observar que
usando o programa Skype ( que acredito ser objetivo e claro), por exemplo, é possível
escolher vídeos, filmes, jogos, artigos, exercícios e músicas e compartilhar
esses “achados” com o aluno.
Assim, a
dinâmica da aula acontece!!!
Podemos
adotar um livro de gramática com resposta como “fio condutor” e “rechear” este
conteúdo com vídeos, movie trailers, etc; o que sua imaginação permitir
encontrar na internet.
O livro de
gramática pode ser adquirido pelo professor e os exercícios online podem ser
seguidos pelo site www.agendaweb.org.
A aula é
então enriquecida com a variedade de recursos da internet como foram
mencionados acima.
Desta
maneira, o conteúdo das estruturas em inglês é melhor assimilado pelos links
escolhidos pelo professor.
O professor,
por sua vez, fica extremamente motivado ao procurar estes materiais na web,
tornando a aula mais personalizada e criativa.
Parece que
fica uma experiência mais autêntica e o aprendizado muito prazeroso.
Professores
e alunos mais motivados produzem os melhores resultados.
Posso aqui
mencionar alguns exemplos de conteúdos online:
·
Praticando
o “listening” ( a compreensão de áudio em inglês:
1) Escolha um trailer de filme de sua
preferência (que não seja de ação, pois falam rápido demais)
2) Peça ao aluno assisti-lo e se
divertir.
3) Peça ao aluno assisti-lo novamente anotando as palavras ou frases que consiga identificar.
4) A partir destas palavras, peça ao
aluno escrever 3 frases sobre o trailer do filme, usando estruturas e
vocabulário que possa dominar.
Neste tipo de atividade o
aluno pode praticar o “listening” e o “writing” usando aquilo que já conhece no
idioma.
Geralmente alunos
queixam-se por não entenderem filmes de Hollywood.
Com a prática descrita
acima o aluno irá perceber que é possível entender o contexto se prestarmos
atenção naquilo que já conhecemos e não em palavras desconhecidas.
É um grande exercício de
percepção e postura.
Por exemplo, baseando-se
no movie trailer de “Letters to Juliet”
https://www.youtube.com/watch/prc50Uod_vQ
(“Cartas para Julieta”, o
aluno intermediário pode anotar as seguintes palavras:
Verona, Italy
Heart broken
Letter
Changed my life
I left him waiting for me
I have to write back
She deserves an answer
My name is Sophie
May I come with you?
I am Lorenzo Bartolini
I need more time
Oh , my God!
I´ve had the most
incredible few days.
Mesmo o aluno básico
conseguirá entender as palavras:
Italy
Heart
Letter
Changed my life
My name is Sophie
May I come with you?
I am Lorenzo Bartolini
I need more time
Oh, my God!
É importante encorajar o
aluno e dizer tudo o que ele conseguir entender neste trailer é lucro! Mesmo
sendo poucas palavras!
Após elaborarem esta
lista de palavras ou frases captadas podem expressar-se interpretando o movie
trailer com estruturas e vocabulário que já tenham comando.
Por exemplo, para o aluno
básico, é possível construir estas frases:
1) Sophie is in Italy.
2) She finds a letter.
3) This letter changes her life.
Para o aluno
intermediário, é possível construir estas frases:
1) Sophie went to Italy.
2) She found a letter that changed her
life.
3) She decided to help an old lady look
for her soulmate Lorenzo.
Alunos ficam maravilhados com esta
descoberta!!É possível praticar o inglês, por exemplo, em qualquer nível
baseando-se em movie trailers, desde que se concentrem em palavras e frases
conhecidas e que já tenham o domínio.
Esta é apenas uma das muitas ideias
que eu gostaria de compartilhar, usando a internet.
Recursos como esse deixam a aula mais
colorida e divertida!!
Aulas de
inglês online podem ser incríveis! Acredite!
Um grande
abraço,
Maria de
Fátima
Biodata
Professora
de inglês há mais de vinte anos com certificação internacional pelas
universidades de Cambridge, Oxford and Michigan e artista plástica pela FAAP,
gosta de compartilhar ideias que surgem nas aulas de inglês com professores de
idiomas. Ministrou vários workshops para professores na SBS e tem administrado este blog com vários artigos.
Compartilha
ideias
no blog www.idiomascomarte.blogspot.com.br
E site: www.inglescomprazer.com.br
Contato
Whatsapp
(0XX11) 93031 6063
Email:
marifa2006@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário