quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MÚSICA E CANÇÕES NO ENSINO DE IDIOMAS

Por que será que a música nos envolve tanto? Ela pode trazer boas recordações, agitar ou acalmar o ambiente. Cada um pode ter suas preferências musicais, mas com certeza uma boa canção pode ser marcante em certos momentos ou situações.
Usar músicas em aulas de idiomas é realmente prazeroso, descontraído e envolvente. Mesmo que os alunos não conheçam a melodia, acabam participando da atividade proposta, aprendendo algo que poderá até ser inesquecível.
Como aquecimento, por exemplo, elaborei um exercício para alunos que estavam aprendendo o vocabulário referente aos países e nacionalidades baseando-me no CD da revista Recreio Especial- Crianças do Mundo- Editora Abril. www.musicsense.org/album863526-Recreio-Especial-Crianças-do-mundo.htm

Primeiramente, os alunos deveriam escutar e associar os trechos das músicas com os países de origem:

Músicas:
1) Alecrim
2) Sansa Kroma
3) La Bella Polenta
4) Kazoe Uta
5) La Cucaracha
6) Frére Jacques
7) Itsy Bitsy Spider
8) Nhanerãmoi ´I Karai Poty

Países:

(   ) África do Sul
(   ) México
(   ) Estados Unidos
(   ) Portugal
(   ) Brasil
(   ) França
(   ) Japão
(   ) Itália

Após conferir as respostas (2, 5, 7, 1, 8, 6, 4, 3) produziriam frases como "A música ´Alecrim´ é de Portugal;  é portuguesa"; "A música ´La Bella Polenta´é da Itália; é italiana"...
O exercício poderia até ter sido feito sem as músicas, onde os alunos teriam que adivinhar, observando o nome da canção somente. No entanto, ao tocar o CD, parece que o ambiente muda, ficando mais alegre e menos tenso, Alunos tendem a prestar mais atenção quando existe algum recurso que os cative.

Uma outra maneira de explorar sons e música em sala de aula de idiomas, seria o de gerar uma discussão para níveis mais adiantados, baseando-se em tópicos, como por exemplo: "O trânsito em cidades grandes"; "O mercado de trabalho para recém-formados", "Mulheres que trabalham fora e dentro de casa", etc... e colocar uma música instrumental de fundo, para "acalmar" o ambiente.


Parece que falando sobre estes tópicos ao som de uma música instrumental torna a sala de aula tão agradável que alunos se sentem "mais inspirados" ou "concentrados" em suas opiniões.
Seria possível também escolher uma outra música instrumental como "A day to be remembered" e pedir para que alunos façam imagens figurativas ou abstratas baseando-se nela, em grandes folhas de papel colocadas na parede. Após a execução do desenho, poderiam, então, falar sobre o que produziram. É interessante observar como alunos demonstram uma desenvoltura maior na fala quando são estimulados pela música e desenho. As ideias fluem de uma maneira bem natural e espontânea.

O professor poderia também em certos momentos do curso dar instruções de relaxamento, como por exemplo "feche os olhos, imagine que esteja em um lugar bem bonito como uma praia...visualize a paisagem, sinta o calor do sol...etc" ao som de uma música instrumental.

Alunos estariam praticando a compreensão auditiva com frases no imperativo e ao mesmo tempo se sentiriam relaxados.


A exploração de sons também pode tornar a prática do idioma interessante. A partir de uma coletânea de diversos efeitos sonoros, alunos poderiam mencionar o que eles representam e estariam usando o idioma para descrever algo determinado por eles.

Mesmo que o professor não utilize os sons do youtube, poderia com a ajuda dos alunos, gravar certos sons e pedir para outros alunos adivinharem o que eles representam.

Muitas vezes, pude observar professores que ficavam um pouco inseguros ou perdidos ao escolher uma música para determinado grupo ou aluno.
Primeiramente, seria interessante explorar canções de acordo com o nível linguístico do aluno. Para o nível básico em inglês a música "Hello, goodbye" dos Beatles, por exemplo, traz uma letra tão simples de entender que os alunos se sentem entusiasmados ao escutá-la. Tornando-a mais interessante, o professor pediria para os alunos se levantarem cada vez que escutassem palavras chaves como; "Yes/ No/ Hello/ Goodbye/ High/ Low...


Considerando o nível intermediário, a música "Tom´s diner" de Suzanne Vega descreve o que as pessoas estão fazendo num restaurante. É divertido praticar o gerúndio pedindo aos alunos para retratarem o que é descrito pela canção através de mímicas.

Alunos que estão num nível mais adiantado poderiam imaginar a letra de uma música como "I will survive" de Gloria Gaynor tentando criar frases baseadas no título da canção. Após esta atividade, poderiam comparar as letras e então pesquisar informações sobre a cantora, na internet.
O aluno, por sua vez, pode trazer também suas contribuições, pesquisando letras de suas músicas favoritas e entendendo as estruturas e vocabulário nelas utilizado.
Como é impossível agradar a todos, o professor pode em certos momentos escolher músicas de acordo com o que está sendo ensinado em aula, e outras vezes deixar que os alunos escolham as canções.

Espero que as sugestões acima possam inspirá-lo (la) cada vez mais!

Boa aula!!

Um grande abraço,
Maria de Fátima
assistência pedagógica ao ensino de idiomas
Interesse em ser informado (a) sobre novos artigos e oficinas? 
Contato : marifa2006@terra.com.br

Interesse em lecionar inglês na www.idees.com.br  (Idées ensino de idiomas)?
Envie seu CV para idees@idees.com.br








Um comentário:

  1. Boa noite. Já tive esse CD mas infelizmente ele se perdeu. Fui no link indicado mas não consegui ouvir as músicas. Você saberia onde posso conseguir o cd ou as músicas para baixar?

    ResponderExcluir