Usar músicas em aulas de idiomas é realmente prazeroso, descontraído e envolvente. Mesmo que os alunos não conheçam a melodia, acabam participando da atividade proposta, aprendendo algo que poderá até ser inesquecível.
Como aquecimento, por exemplo, elaborei um exercício para alunos que estavam aprendendo o vocabulário referente aos países e nacionalidades baseando-me no CD da revista Recreio Especial- Crianças do Mundo- Editora Abril. www.musicsense.org/album863526-Recreio-Especial-Crianças-do-mundo.htm
Primeiramente, os alunos deveriam escutar e associar os trechos das músicas com os países de origem:
Músicas:
1) Alecrim
2) Sansa Kroma
3) La Bella Polenta
4) Kazoe Uta
5) La Cucaracha
6) Frére Jacques
7) Itsy Bitsy Spider
8) Nhanerãmoi ´I Karai Poty
Países:
( ) África do Sul
( ) México
( ) Estados Unidos
( ) Portugal
( ) Brasil
( ) França
( ) Japão
( ) Itália
Após conferir as respostas (2, 5, 7, 1, 8, 6, 4, 3) produziriam frases como "A música ´Alecrim´ é de Portugal; é portuguesa"; "A música ´La Bella Polenta´é da Itália; é italiana"...
O exercício poderia até ter sido feito sem as músicas, onde os alunos teriam que adivinhar, observando o nome da canção somente. No entanto, ao tocar o CD, parece que o ambiente muda, ficando mais alegre e menos tenso, Alunos tendem a prestar mais atenção quando existe algum recurso que os cative.
Uma outra maneira de explorar sons e música em sala de aula de idiomas, seria o de gerar uma discussão para níveis mais adiantados, baseando-se em tópicos, como por exemplo: "O trânsito em cidades grandes"; "O mercado de trabalho para recém-formados", "Mulheres que trabalham fora e dentro de casa", etc... e colocar uma música instrumental de fundo, para "acalmar" o ambiente.
Parece que falando sobre estes tópicos ao som de uma música instrumental torna a sala de aula tão agradável que alunos se sentem "mais inspirados" ou "concentrados" em suas opiniões.
Seria possível também escolher uma outra música instrumental como "A day to be remembered" e pedir para que alunos façam imagens figurativas ou abstratas baseando-se nela, em grandes folhas de papel colocadas na parede. Após a execução do desenho, poderiam, então, falar sobre o que produziram. É interessante observar como alunos demonstram uma desenvoltura maior na fala quando são estimulados pela música e desenho. As ideias fluem de uma maneira bem natural e espontânea.
O professor poderia também em certos momentos do curso dar instruções de relaxamento, como por exemplo "feche os olhos, imagine que esteja em um lugar bem bonito como uma praia...visualize a paisagem, sinta o calor do sol...etc" ao som de uma música instrumental.
Alunos estariam praticando a compreensão auditiva com frases no imperativo e ao mesmo tempo se sentiriam relaxados.
A exploração de sons também pode tornar a prática do idioma interessante. A partir de uma coletânea de diversos efeitos sonoros, alunos poderiam mencionar o que eles representam e estariam usando o idioma para descrever algo determinado por eles.
Mesmo que o professor não utilize os sons do youtube, poderia com a ajuda dos alunos, gravar certos sons e pedir para outros alunos adivinharem o que eles representam.
Muitas vezes, pude observar professores que ficavam um pouco inseguros ou perdidos ao escolher uma música para determinado grupo ou aluno.
Considerando o nível intermediário, a música "Tom´s diner" de Suzanne Vega descreve o que as pessoas estão fazendo num restaurante. É divertido praticar o gerúndio pedindo aos alunos para retratarem o que é descrito pela canção através de mímicas.
Alunos que estão num nível mais adiantado poderiam imaginar a letra de uma música como "I will survive" de Gloria Gaynor tentando criar frases baseadas no título da canção. Após esta atividade, poderiam comparar as letras e então pesquisar informações sobre a cantora, na internet.
O aluno, por sua vez, pode trazer também suas contribuições, pesquisando letras de suas músicas favoritas e entendendo as estruturas e vocabulário nelas utilizado.
Como é impossível agradar a todos, o professor pode em certos momentos escolher músicas de acordo com o que está sendo ensinado em aula, e outras vezes deixar que os alunos escolham as canções.
Espero que as sugestões acima possam inspirá-lo (la) cada vez mais!
Boa aula!!
Um grande abraço,
Maria de Fátima
assistência pedagógica ao ensino de idiomas
Interesse em ser informado (a) sobre novos artigos e oficinas?
Contato : marifa2006@terra.com.br
Interesse em lecionar inglês na www.idees.com.br (Idées ensino de idiomas)?
Envie seu CV para idees@idees.com.br
Boa noite. Já tive esse CD mas infelizmente ele se perdeu. Fui no link indicado mas não consegui ouvir as músicas. Você saberia onde posso conseguir o cd ou as músicas para baixar?
ResponderExcluir