sexta-feira, 6 de março de 2015

COMO QUEBRAR O GELO NO ENSINO DE IDIOMAS?

Como quebrar o gelo antes das aulas e durante certas fases do curso de idiomas? Neste artigo compartilharei ideias que exploram aquecimentos em apresentações, envolvendo também tópicos e tempos verbais que podem se usados em aulas, tornando-as mais interessantes.

Começar uma aula ou apresentação pode parecer um "bicho de sete cabeças" para alguns professores pela expectativa criada em relação aos alunos e pela incerteza de como envolvê-los. No entanto, se o professor utilizar um bom "quebra-gelo" ou aquecimento para cativar seus alunos, com certeza a sua aula poderá fluir tranquilamente de maneira prazerosa e envolvente.

Gostaria de compartilhar aqui algumas ideias testadas com meus próprios alunos.

Aqui estão algumas delas, que podem ser usadas no início do curso, quando alunos e professores estão se conhecendo:

Aquecimento 1: Adivinhando algo sobre o colega


Em pares, alunos irão olhar um para o outro e escreverão num pedaço de papel três informações a respeito do parceiro, tentando adivinhar (por exemplo: Acho que meu colega é engenheiro, casado e gosta de futebol).

Alunos irão trocar os papéis e verificarão se adivinharam algo.

Aquecimento 2: Escreva seu nome


Cada aluno irá escrever seu nome num pedaço de papel. Os papéis serão recolhidos e distribuídos novamente pelo professor.

O aluno então irá levantar-se e procurar a pessoa que escreveu o próprio nome.

Ao encontrar o colega, cada aluno fará ao outro o maior número de perguntas para conhecer a outra pessoa, em 5 minutos.

Cada aluno então irá apresentar a pessoa a outro participante ou ao grupo, contando algo que consiga lembrar de seu parceiro.

Aquecimento 3: Escreva 03 informações surpreendentes


Cada aluno escreverá 03 informações surpreendentes positivas a seu respeito (algo que seja diferente, incomum; algo que poucas pessoas saibam...um hábito, interesse, sonho quando criança, algo sobre o passado que gostaria de compartilhar).

As informações irão ser recolhidas e lidas em voz alta pelo professor.

Os alunos escutarão as informações e tentarão adivinhar quem as escreveu.

(por exemplo: "Quando tinha 6 anos queria ser astronauta; nasci no mesmo dia, mês e ano que Jodie Foster; quando estava no antigo ginásio, achava a língua inglesa difícil).

Muitas vezes os livros de cursos de idiomas abordam temas. Portanto, a seguir irei compartilhar alguns aquecimentos explorando tópicos.

Tópico: Profissões


Peça a um aluno escrever numa folha de papel uma profissão que já teve, gostaria de ter ou tem.

Os outros alunos irão fazer no máximo 10 perguntas para adivinhar a profissão (por exemplo: dica "gostaria de ter essa profissão"... perguntas: você gostaria de trabalhar em equipe? Você gostaria de trabalhar com números? Você gostaria de usar sua criatividade? Você gostaria de trabalhar numa escola? Etc...

Tópico: Filmes/ entretenimento


Cada grupo irá elaborar 3 perguntas sobre filmes e personagens.

Os outros colegas irão tentar responder as questões.

(por exemplo: Quem disse : "Life is like a box of chocolates...you never know what you´re gonna get"? ("A vida é como uma caixa de bombons...você nunca sabe o que vai obter")...Resposta: "Forrest Gump" interpretado por Tom Hanks.

Como estava o tempo na cena final de "Casa Blanca"? (Resposta: "chuvoso")

Quantos casamentos aconteceram no filme com Hugh Grant? (Resposta: 04 no filme "Quatro Casamentos e um Funeral").

Tópico: Comida

Grupos irão saborear um prato ou alimento e tentarão adivinhar quais os ingredientes usados.

Os seguintes aquecimentos podem ser usados ao explorar tempos verbais:

Presente simples
http://www.vagalume.com.br/johnny-rivers/do-you-wanna-dance.html

A canção "Do you wanna dance" de Johnny Rivers é ótima para explorar o presente simples em inglês.

Faça uma lista na lousa de 10 palavras que apareçam na letra da canção.

Peça aos alunos para escolherem 5 palavras da lista. Toque a música.
Quando o aluno escutar as 5 palavras escolhidas, ele diz "BINGO!"

Passado simples


Em grupos, alunos irão pensar numa pessoa famosa falecida.

Os outros alunos irão tentar adivinhar quem era a pessoa fazendo perguntas: (por exemplo: qual era a sua profissão? era brasileiro? Qual era a sua idade quando faleceu?...etc)

Gerúndio

Grupos irão desenhar na lousa um personagem em ação (por exemplo: um garoto nadando, um homem correndo, uma criança brincando, etc)

Os outros alunos tentarão adivinhar o que o personagem está fazendo.

Essas foram apenas algumas sugestões práticas de como aquecer uma aula.

Ao planejarmos aulas, procuramos encontrar materiais que estimulem os alunos a praticarem e assimilarem o idioma da melhor maneira possível.

Entretanto, ao iniciarmos uma aula precisamos conquistar nossos alunos desde os primeiros momentos, para que se sintam envolvidos com as outras atividades propostas.

Boa aula!!

Um grande abraço

Maria de Fátima
assistência pedagógica ao ensino de idiomas
Contato : marifa2006@terra.com.br

Interesse em lecionar inglês numa escola que se preocupa com a a qualidade de ensino de forma flexível e criativa beneficiando alunos e professores num ambiente muito agradável www.idees.com.br  (Idées ensino de idiomas)no mercado desde 1997:
Envie seu CV para idees@idees.com.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário