terça-feira, 25 de novembro de 2014

NARRANDO HISTÓRIAS NO ENSINO DE IDIOMAS

Como é gostoso ouvir histórias!... Desde pequenos, quando nossos pais e irmãos mais velhos contavam histórias, era como se entrássemos num mundo mágico, onde a nossa imaginação era estimulada a ponto de visualizar as situações narradas ou descritas.



"Histórias nos ajudam a criar sentido de nossas experiências e entender as de outros e suas heranças culturais".. Cecília Almeida Prado, Renata Rocha e Sonia Prado.

Neste artigo gostaria de compartilhar com vocês ideias que podem ser usadas como estímulos à conversação, dentro de um curso de idiomas.


Certa vez tive a oportunidade de compartilhar com um aluno uma visita que fiz ao Museu do Café em Santos. Indo ao Museu, que fica no centro da cidade, pude conhecer a Sala do Pregão da Bolsa do Café, onde podem ser observados lindos painéis do pintor da baixada Benedicto Calixto, assim como saborear um delicioso café na cafeteria do próprio museu. O movimento de pessoas entrando e saindo do edifício era razoavelmente intenso, onde olhares curiosos de turistas procuravam nos objetos históricos e lembrancinhas, algum resquício que pudesse contar como as pessoas prosperaram no passado a partir de um produto que parecia tão simples de ser obtido: o café.

É impressionante constatar como o café conseguiu movimentar a economia do país, fazendo com que fosse criada a ferrovia para agilizar o transporte do produto e atrair vários imigrantes que começaram a trabalhar nas plantações e construir suas vidas num país incrível como o Brasil!

Observando as ferramentas que eram utilizadas na época para a colheita, preparo e empacotamento do produto final, podemos refletir como o cuidado com os detalhes e o trabalho praticamente manual de nossos ancestrais influenciavam o estilo e ritmo de vida.

Vivenciando a era da alta tecnologia, fica difícil imaginar como as pessoas trabalhavam naquela época, com uma paciência "oriental", onde todas as etapas eram minuciosamente cuidadas, para que em equipe o trabalho fosse feito com muita dedicação e determinação.

Após compartilhar minhas percepções com o meu aluno, ele ficou muito entusiasmado pela história e resolveu procurar mais informações no site do Museu do Café. Usando a internet em aula, pudemos juntos obter mais dados sobre o local, e apesar dos textos serem escritos em português, fizemos uma tradução simultânea em inglês e em voz alta. Foi muito gratificante observar o olhar vivo de meu aluno confirmando as informações e conferindo as fotos que o fizeram relembrar seus antepassados quando vieram para o Brasil produzir café no interior do Paraná.

Meu aluno, então, relatou o processo da colheita que era feito manualmente, onde cada trabalhador "puxava" os grãos dos galhos com as próprias mãos, sem luvas, e deixando-os cair num pedaço de pano no chão. Então, usava-se uma peneira jogando os grãos  separados das folhas,  atividade retratada em fotos no Museu. Observou e relembrou que as mãos dos trabalhadores viviam cheias de ferimentos, pelo trabalho contínuo, repetitivo e sem proteção.

Trabalho bem diferente do que ele exercia como gerente, onde o computador tornou-se uma ferramenta essencial.

Como você, caro (a) professor (a) de idiomas pode observar, é possível tornar uma aula interessante e espontânea quando se compartilha uma experiência positiva, usando sua percepção e criatividade para envolver seu aluno.

E você, caro(a) professor(a) , gostaria de compartilhar alguma história?

Boa aula!!

Um grande abraço,
Maria de Fátima
assistência pedagógica ao ensino de idiomas
Interesse em ser informado (a) sobre novos artigos e oficinas? 
Contato : marifa2006@terra.com.br

Interesse em lecionar inglês na www.idees.com.br  (Idées ensino de idiomas)?
Envie seu CV para idees@idees.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário