terça-feira, 11 de novembro de 2014

ENSINANDO UM IDIOMA USANDO SEUS TALENTOS



Como você, professor de idiomas, tem aproveitado seus talentos para elaborar suas aulas? Você tem usado o seu potencial realmente?
Este artigo levará você a refletir sobre suas habilidades e o ajudará a encontrar estratégias para usá-las em suas aulas de idiomas.


"Talentos são dons ou recompensas adquiridas. De qualquer maneira, são para serem usados. Tenha certeza que esteja usando os seus".
                        Sally Huss

Escreva em uma pequena folha de papel o seu nome e alguma habilidade que tenha (ex: bordar, cozinhar, desenhar, dançar, cantar, tocar um instrumento musical, jogar, etc...)

Você tem usado estas habilidades em sala de aula de idiomas? Como?

De acordo com minha experiência, posso dizer que tenho a habilidade de desenhar. Gosto desta habilidade e a pratico desde criança. Ao tornar-me professora de inglês, comecei a incluir este dom em meus planejamentos ao elaborar materiais ilustrados, "flash cards" e jogos. Ao explicar alguns conceitos ou vocabulário, costumo usar o desenho para tornar a assimilação de meus alunos mais eficaz e divertida.


Os alunos costumam apreciar as ilustrações, que acabam servindo como um suporte para a comunicação. Algumas vezes, ensino alunos de inglês a desenharem e falarem a respeito das imagens que funcionam como uma "ponte" entre o pensamento e a verbalização.

Observando o progresso dos alunos ao utilizarem imagens, comecei a ministrar aulas de desenho para professores de idiomas, compartilhando várias ideias que possam ser utilizadas no ensino de uma língua.

É espantoso e gratificante observar o desenvolvimento de professores que diziam "não saber desenhar" e que, após algumas aulas, conseguiam preparar seus próprios materiais ilustrados.

Ao transmitir uma habilidade, podemos aprimorá-la e também criar um diferencial.

Lembro-me certa vez de um professor de inglês de nacionalidade americana que me perguntou onde eu havia aprendido a falar inglês. Contei-lhe que havia aprendido em uma escola de idiomas em São Paulo, mas que a minha fluência era realmente devido às aulas que ministrava. O professor comentou,então que a melhor maneira para aprender uma determinada habilidade é tentar ensiná-la.

Pude conhecer vários professores que se tornaram mais fluentes devido à prática constante no preparo e durante as aulas de idiomas. Os alunos podem se tornar nossos "melhores professores".

Ao lecionar um idioma, os professores desenvolvem o conteúdo, ou seja, o assunto, a estrutura e também "a maneira" de transmiti-lo aos alunos. O mesmo conteúdo pode ser ensinado por vários professores de maneiras diferentes.

Por isso, é importante refletirmos sobre nossas habilidades pessoais, o nosso talento para prepararmos aulas e assim envolvermos os alunos de forma criativa e particular.


Tive a oportunidade de observar professores muito talentosos que não usavam seus dons em aulas de idiomas pelo receio da exposição e de possíveis críticas.

É natural que quando criamos algo, as pessoas possam aceitá-lo ou não. Seria impossível agradar a todos. Por isso, toda criação está sujeita à aceitação e crítica. Isto vai depender muito do que o aluno espera e da maneira que o professor quer transmitir.

O pior inimigo da criatividade é o medo da exposíção e da crítica.

Um professor de inglês que tocava violão e cantava muito bem, nunca se arriscou a dar uma aula de música ao vivo para seus alunos com receio da opinião dos colegas e da escola. Ele, ao menos, poderia ter compartilhado ideias com a direção pedagógica para analisar o momento apropriado em que pudesse usar os seus talentos em sala de aula ou em um evento.

Uma professora de inglês que era dançarina nunca tentou ensinar alguns passos a seus alunos usando o idioma como ferramenta de comunicação, com medo da rejeição e da crítica. Provavelmente muitos alunos ficariam encantados com uma aula de dança em inglês!

Quando usamos nossos talentos, ficamos mais próximos de nossa essência, de nosso lado mais autêntico, que quando utilizado nos dá uma maior motivação.
Ao lecionar um idioma, o professor pode ficar um pouco preso às normas da metodologia empregada e ,receoso em mudar essa situação, não tenta moldar suas aulas respeitando suas crenças e dons.

Afastando-se do seu potencial, professores podem tornar-se insatisfeitos com seu próprio trabalho, transmitindo isso aos alunos consequentemente.

Esta situação pode ser mudada, no entanto, se o professor tiver a coragem de se envolver mais no processo de aprendizagem dos alunos, oferecendo formas alternativas e criativas em seus cursos.


Baseando-se nas habilidades mencionadas no início deste artigo, como "bordar", por exemplo, o que poderia ser feito? O professor poderia ensinar alguns bordados no idioma em questão, por exemplo, e discutir os resultados explorando o vocabulário relacionado a cores, desenhos, padrões. Poderia também mencionar gerações que usavam o bordado para se entreter, para preparar enxovais, ou também como forma de sustento e trocar ideias sobre as pessoas que trabalham com o bordado e não são remuneradas devidamente.

O professor que gosta de cozinhar pode ensinar uma receita interessante a seus alunos, e sugerir que a realizem em casa como tarefa e levem os pratos em sala de aula para serem degustados. Após a experiência, poderiam escrever comentários no idioma em questão, apreciando os pratos feitos.

Ensinar um idioma é muito interessante, pois podemos abordar qualquer outro assunto de maneiras diferentes. O idioma seria um instrumento, uma ferramenta para a comunicação.

Usando talentos, é possível tornar o aprendizado prazeroso tanto para professores quanto para os alunos!

Boa aula!!

Um grande abraço,
Maria de Fátima
assistência pedagógica ao ensino de idiomas
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