sexta-feira, 2 de setembro de 2016

DESENHE E PRATIQUE UM IDIOMA

 DESENHE E PRATIQUE UM IDIOMA

Prezado(a) professor (a),
Qual é sua reação imediata como professor de idiomas, quando encontra um material atraente, com ilustrações que facilitam a compreensão do texto?
Resultado de imagem para desenho para colorir
Acredito que sua primeira impressão seja positiva...
Recursos visuais e o desenho não só ajudam o entendimento da linguagem verbal como também encantam os que estão estudando o material.
O uso do desenho em sala de aula pode parecer um “bicho de sete cabeças” para aqueles que acreditam  que “desenhar”seja uma habilidade exclusiva de artistas como Leonardo Da Vinci. No entanto, podemos nos comunicar expressivamente através do desenho se utilizarmos formas básicas para representarmos o que observamos.
Você também pode desenhar e usar este recurso e suas aulas! Acredite!



Quando alguém que não esteja ligado às artes plásticas ou gráficas é convidado a desenhar, a primeira resposta a este convite seria: “não sei desenhar, não tenho jeito para isso”.
Geralmente, este comentário está ligado a um alto senso crítico, onde a pessoa em questão considera a habilidade de desenhar privilégio de pessoas especiais e talentosas.
Isso seria verdade se pensássemos somente em artistas como Leonardo Da Vinci ou Picasso, mas não devemos nos esquecer que a primeira manifestação gráfica do ser humano foi através do desenho.Resultado de imagem para lEONARDO da Vinci para colorir
 O homem da pré-história se expressava através de desenhos em cavernas, e nós desde pequenos, quando apanhamos o lápis pela primeira vez tivemos vontade de rabiscar, desenhar.Resultado de imagem para pinturas rupestres desenho
Mal sabíamos escrever, mas podíamos nos expressar através de cores, formas que eram bastante significativas.
O que aconteceu durante a fase adulta? Por que paramos de desenhar??
Talvez o senso crítico tenha sido o maior responsável. Começamos a acreditar que nosso desenho continuasse parecido com o de uma criança, então paramos de nos expressar desta maneira e não demos chance ao desenvolvimento desta habilidade.
Entretanto, podemos desenvolver o desenho através da observação e treino constante. Usando formas e estruturas básicas é possível desenhar expressivamente.

Observando o que existe ao nosso redor podemos visualizar figuras geométricas para podermos expressar-nos através do desenho.
Como você desenharia um carro? Poderia ser a partir de retângulos e círculos...


                                   Resultado de imagem para carro para colorir

Que tal uma casa? Um triângulo e formas quadradas e retangulares...



Resultado de imagem para casa para colorir
                                           






Que tal um personagem? Pensando-se na cabeça como um círculo,Resultado de imagem para personagem para colorir

e desenhando olhos expressivos...Resultado de imagem para personagens para colorir





e bocas...Resultado de imagem para personagens para colorir
Poderíamos observar e obter personagens como os ilustrados acima.


Por que utilizarmos o desenho em cursos de idiomas?
Somos praticamente aprendizes visuais devido ao grande estímulo existente ao nosso redor. Portanto, quanto mais oportunidades oferecermos aos nossos alunos usando este recurso, maiores serão as chances de associação e assimilação.



Lembro-me de uma professora que traduziu a palavra “pineapple” para um aluno em dúvida. Garanto que se ela tivesse utilizado o desenho, o exemplo teria causado um impacto maior na associação ao significado da palavra.Resultado de imagem para abacaxi para colorir



Quando professores desenham para comunicar o significado de uma palavra ou aspecto grammatical, é como se fosse um momento mágico, onde alunos costumam ficar atentos e envolvidos.
Explicações que incluem desenhos tendem a criar uma assimilação bem maior do que aquelas que não usam tais recursos visuais.

Muitos de vocês podem ainda estar pensando: “Será que consigo desenhar?”
Acredito que sim. Treine, observe ao redor, tente expressar o que vê através de formas geométricas, e lembre-se:
Você não precisa ser um “Picasso”para desenhar expressivamente.

Boa aula!!

Um grande abraço,

Maria de Fátima

Aulas de desenho para professores de idiomas ou educadores com Maria de Fátima; mais informações marifa2006@terra.com.br  www.idiomascomarte.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário