sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REALIZANDO PROJETOS NO ENSINO DE IDIOMAS







Você, caro professor de idiomas, já pensou em realizar algum projeto relacionado ao ensino de idiomas que pudesse auxiliar outros profissionais, ampliando assim seu campo de atuação?

Como se sente ao compartilhar ideias? É algo natural ou representa um desafio muito grande?

Neste e-talk irei refletir sobre algumas questões que tenho observado nestes últimos dez anos de consultoria a professores de idiomas.

Meu objetivo neste e-talk é procurar fazer você valorizar suas próprias ideias e colocá-las em prática, tornando assim seu trabalho mais prazeroso e gratificante.

Gostaria de começar este e-talk com uma pergunta: Como você se vê como profissional?

a) Como um professor cumpridor de tarefas sem muito entusiasmo para realizá-las.

OU

b) Como um professor satisfeito e engajado em suas atividades profissionais, sempre procurando fazer o melhor.

Imagino que muitos de vocês escolheriam a resposta b), mas observo ainda que muitos profissionais se colocariam na situação da resposta a).

Por que existem tantos profissionais que se encontram numa situação insatisfatória em seu trabalho?

Pela minha observação e experiência, acredito que seja devido à postura adotada pelo próprio professor.

Alguns professores são muito competentes, mas quando se trata de alguma situação onde tenham que se expor um pouco mais na escola através de reuniões ou oficinas, acabam ficando resistentes, cumprindo somente o necessário.

Já ouvi vários professores falando "não ganho para isso"... "não sou dono da escola"... Observo esses professores reclamando sobre o trabalho, insatisfeitos e sem tomar atitude alguma para resolver a situação.


Quando leciono em escolas adoro participar de reuniões, onde ideias são trocadas fortalecendo assim o vínculo entre profissionais tentando obter soluções para problemas enfrentados em sala de aula.


Muitas escolas abrem espaço para oficinas, demostrações de aulas onde profissionais podem trocar ideias, tornando-os mais entusiasmados e confiantes.


É importante que o professor perceba que o conhecimento é algo precioso e quanto maiores as chances que o profissional tiver para que ele aconteça, maiores serão as oportunidades para ele sentir-se realizado.


Precisamos uns dos outros, e mesmo para aqueles profissionais que trabalham como autônomos, a troca de experiências, o contato com outros colegas é imprescindível.

Profissionais amparados e entusiasmados pelo que fazem vão com certeza estimular alunos com maior força, gerando um aprendizado mais prazeroso e eficaz.


Além desta postura adotada no ambiente escolar, tive contato com profissionais que tinham muitos talentos, mas não os demonstravam por receio de críticas. Por isso, adotavam um comportamento passivo, queixosos de situações colocadas pela coordenação ou direção.

Tenho observado que a melhor estratégia para tornarmos o ambiente profissional mais agradável e motivador é a participação e o diálogo.


Que tal escrever um "e-talk" como esse e compartilhar suas ideias com a coordenação e outros profissionais de sua escola?


Que tal elaborar uma oficina pedagógica e convidar pais de alunos para participar e tentar solucionar juntos problemas que aparecem na escola?


Que tal escolher uma atividade que tenha dado certo com a sua classe e compartilhá-la com outros professores de sua escola?


Ao escolher uma dessas sugestões seu trabalho poderá ser mais envolvente e agradável gerando soluções criativas no ensino de idiomas.


Quanto mais ideias forem compartilhadas, maior será o número de respostas a problemas que possam surgir num curso de idiomas.


Contando com a contribuição de todos é possível tornar o trabalho mais prazeroso e leve onde professores atuantes estarão desempenhando seus papéis de maneira criativa e significativa.


Professores satisfeitos podem contagiar alunos envolvendo-os de tal maneira que o aprendizado começa a fluir com naturalidade, produzindo ótimos resultados. A escola, por sua vez, irá prosperar muito com um grupo de professores envolvidos e estes, como consequência irão prosperar também.


Para envolver alguém é preciso estar envolvido e comprometido consigo mesmo e com o próprio trabalho. Realizando projetos pode ser o "tempero especial" que esteja faltando para motivar-nos, melhorando nossas aulas e gerando um trabalho gratificante.


Seria interessante acessar o site do consultor e palestrante Waldez Ludwig www.ludwig.com.br e assistir a alguns vídeos demonstrativos sobre criatividade, inovação e empreendimento.


Apesar de serem voltados ao mundo empresarial, podem sugerir "insights" a você, professor de idiomas para poder aplicá-los em seu trabalho.


"Acho que vencer é ótimo. Não é bom- é ótimo, pois quando as empresas vencem, pessoas prosperam e crescem...existem mais empregos e oportunidades".

                                                      Jack Welch (ex-CEO da GE)

Boa aula!

Um grande abraço,

Maria de Fátima
consultoria no ensino de idiomas
marifa2006@terra.com.br